- Home
- O Livro
O Livro
Como tudo começou
O que me inspirou a escrever para meu filho depois da sua partida foi a rede de solidariedade em que fui acolhida no momento da perda. Enquanto escrevia movida por uma força visceral, não me preocupei com questões práticas da publicação, concentrei energias apenas em relatar nossa história, vivenciando um poderoso processo catártico.
Como jornalista, busquei conhecer outras mães que passaram pela mesma experiência – a perda de um filho ainda bebê – e com o tempo passei a ser procurada por elas, oferecendo meu apoio no momento em que precisavam conversar com alguém que tivesse passado pelo mesmo processo.
Foi a partir desta troca que tive certeza de que valia a pena publicar este livro, apesar de todas as dificuldades emocionais e práticas que teria de transpor.
A feitura artesanal A começar pelo tema, bem diferente dos assuntos com que estamos habituados, mas absolutamente necessário, tudo neste livro é original: foi idealizado com ilustrações para que as imagens pudessem acolher com suavidade o texto sensível e tão real. Ao invés de trâmites habituais, escolhi convidar talentosos profissionais para participar do projeto e, um a um, fui reunindo editora, designers, fotógrafa, revisor e produtora. Por meio da pré-venda colaborativa da primeira edição, os leitores adquirirem o livro e, ao mesmo tempo, viabilizam sua impressão.
Finalmente, o livro!
O livro segue independente e assim, cada leitor é um colaborador e por meio da pré-venda colaborativa, aqui adquirem o livro e, ao mesmo tempo, viabilizam que ele seja impresso.
Todos os dias pessoas procuram, compram e comentam o livro. Com estes relatos, fica evidente que, mais do que tratar de lutos e perdas, Até Breve, José tornou-se uma história de amor que está voando longe, levando acolhimento, compreensão e emoção às pessoas e aquecendo nossos corações.
A experiência de ter o livro em mãos
A começar pelo tema luto, bem diferente dos assuntos com que estamos habituados, mas absolutamente necessário, tudo neste livro é original: foi idealizado com ilustrações para que as imagens pudessem acolher com suavidade o texto sensível e tão real. Feito artesanalmente e com muito carinho, é um livro original e único. Por isso, foi naturalmente ganhando destaque na mídia, por meio de entrevistas. Contribuir para ampliar esse espaço na sociedade para o tema do luto é para mim uma satisfação, pois quanto mais pudermos falar sobre, mais leve o luto se torna! Até Breve José se tornou até um espetáculo de dança nos palcos, além de ter trechos selecionados para leituras públicas, cursos e exposições.
Os voos de José
Lançado em 2015 como projeto independente e assim mantido até hoje, está em sua sexta edição. Por indicações e organicamente, José segue voando leve e lindo, até suas leitoras e leitores, que nele encontram uma referência e apoio em seus processos de perdas e lutos. Também é muito lido e recomendado entre profissionais de saúde, de assistência ao parto, à medicina neonatal, aos temas do luto e da área de psicologia, que o referenciam em seus trabalhos.
Até Breve, José se faz presente em palestras por todo o Brasil sobre os temas luto e empatia. Foi motivada por ele que me tornei especializada no tema da empatia e não violência, por meio dos estudos da Comunicação Não Violenta.
José pode voar até você com minha dedicatória
Se desejar, você pode pedir o seu exemplar com uma dedicatória. Nesse caso, por favor, enviar um e-mail para info@atebrevejose.com logo após efetuar a compra, com os detalhes para a dedicatória no seu exemplar.
Tedx
Por conta de seu sucesso e expansão, Camila foi convidada a subir ao palco do TEDx Mulheres que Inspiram, na Sala São Paulo em 2017, e falar ao vivo para uma grande audiência sobre sua experiência com o luto. Sua palestra, Há Beleza no Luto, pode ser vista aqui TEDx Há Beleza no luto
Desde então, José continuou voando pelo mundo, sendo procurado todos os dias (ou noites, ou madrugadas) por mães (ou seus amigos e familiares) que perderam seus filhos e encontram em José a voz e o conforto que precisam. Foi para isso que ele foi escrito, foi para elas.
Depoimentos
Veja o que nossos leitores dizem sobre o livro
Seu livro é um abraço em cada mãe e cada pai que perdeu o filho. Sou mãe de anjo e ganhei o Até Breve, José de uma amiga. Li em um dia. Me senti compreendida, sabe? Sempre que posso, falo dele para alguém. Ele faz bem a todos que leem!
Camila, seu livro chegou aqui em Winnipeg. Quero dizer que o "Até Breve, José" é delicado e intenso nas mesmas proporções, e que li tudo com olhos de uma amiga que não sabe o que fazer quando uma grande amiga ganha e perde o fruto no mesmo dia. Uma grande amiga que está sofrendo muito. Eu queria dar colo, vou dar o seu livro!
Uma leitura que recomendo para quem está vivenciando o luto materno ou neonatal. "Até Breve, José" fala de uma forma linda, inteligente e suave sobre esse processo. Foi um dos primeiros livros que li e não pesou, só encheu meu coração!
Esse foi um dos primeiros livros que eu li depois da perda do Miguel. Ele traz nas suas páginas um pouco de acolhimento e um quentinho para o nosso coração. Em muitas partes dele eu me conectei com a minha dor e pude olhar para ela com outros olhos. Obrigada Camila Goytacaz por contar a sua história de forma tão leve e bonita!
Seu relato é um abraço e um "vai ficar tudo bem" ou até "eu sinto muito e estou aqui com você" em meio ao caos. Ler seu livro é como se eu tivesse voando por aí dentre as nuvens de mãos dadas com meu amado filho
Nossa que oratória que a Camila tem, pelo amor de Deus. Brilhante é pouco. No primeiro vídeo que vi dela no TEDx onde ela fala sobre "Há beleza no luto" ela conseguiu me resgatar de uma forma que ngm havia conseguido, e agora mais uma vez ela é brilhante em todas suas colocações. Sou fã.
Não consegui evitar meu entusiasmo ao ver pronta uma obra em que trabalhamos juntos, um pouquinho pelo menos -- em que fui uma espécie de guia cego em meio à cegueira da dor. O resultado no texto eu já conhecia até certo ponto. Mas o livro está muito forte também do ponto de vista da organização gráfica, cheio de detalhes que significam e expressam, adensando o todo. Acho que você estabeleceu um diálogo muito feliz entre o texto e o design, na busca da melhor expressão do drama que se desenrolava dentro e fora de você. Parabéns. Espero q mta gente possa tirar proveito não apenas da matéria em si, mas também compreender a riqueza expressiva do objeto-livro. Tanto é assim que eu não sabia se o barbante verde que envolvia o livro era ou não parte do próprio. Na dúvida, juntei o barbante como parte da obra. Parabéns!